Eleições

Eleições

Os croatas podem votar aos 16 anos - mas só se estiverem empregados. Caso contrário, só aos 18.

Gravata

A gravata

"A GRAVATA" teve origem na Croácia... Pois é, este pequeno país tem muitas curiosidades que nos surpreende, A gravata é uma peça decorativa em forma de fita que é colocado em volta do pescoço. Normalmente feito de seda é considerada um artigo/produto original da Croácia. Espalhou-se pela Europa no século XVII, quando um grupo de soldados croatas usaram lenços amarrados no pescoço na guerra dos 30 anos, a partir desta época a gravata tornou-se um detalhe da moda, aceita pelos Franceses e pelo rei Luís XV com o nome "Cravate". Alguns dizem que era para proteger a garganta do frio, outros que era para diferenciar aquele grupo de soldados dos outros... E até os que digam que era moda. No dia 18 de outubro é comemorado o Dia da Gravata, para celebrar esse elemento do patrimônio nacional. Outro detalhe curioso é que a palavra francesa para gravata, cravat, teria vindo da pronúncia francesa do gentílico dos croatas, hrvat. Em qualquer das opções, o que vale mesmo é que desde então aquele lenço foi tão bem aceito pelas pessoas que até hoje é um ícone da moda mundial.... Aqui na Croácia foi feita a maior GRAVATA do mundo... No anfiteatro da cidade de PULA, na região da Istria.

Penkala

Penkala

"A CANETA ESFEROGRAFICA" foi criação de um Croata - Eduard Slavoljub Penkala Engenheiro químico e inventor de origem polonesa. Graduou-se em química no Royal High School em Dresden em 1898. O espírito criativo dele resultou em 80 invenções e inovações aplicáveis na vida cotidiana, indústria, tráfego e aeronáutica. Entre as primeiras invenções patentedas, havia uma garrafa térmica e uma escova de dentes rotativa. Sua maior e mais conhecida invenção foi um lápis mecânico automático, Penkala em 1906, e mais tarde com tinta sólida, bem como a chamada faca, um suporte com o qual o lápis pode agarrar-se ao bolso. Além disso, ele inventou, patenteou ou aperfeiçoou medicamentos anti-reumáticos, detergente, preparo líquido para impregnação de ferrovias, manômetro ou medidor de pressão, dinamômetro, travões de vagão, composição ferroviária, medidor de fluxo. Entre outras coisas, ele fez cálculos e projetos de uma roda de turbina, um rotor de helicóptero e patenteou um volante no air bag muito antes da primeira máquina desse tipo.
Penkala começou a projetar um avião em Zagreb em 1908, a aeronave estava completamente concluída em 1910. Ele construiu uma loja de aeronaves (hangar) no campo de treinamento militar Črnomerec em Zagreb e organizou o primeiro aeródromo na Croácia. Lá, D. Novak tirou o avião e se tornou o primeiro piloto croata. O paddle mudou gradualmente o seu design original para melhorar as habilidades de vôo, em 1910 ocorreu um acidente e Penkala abandonou o trabalho nele. Apesar disso, o avião da Penkal continuou sendo o primeiro avião a ser construído e voou na Croácia.
Penkala fundou varias empresas e começou a produzir lápis automáticos, canetas e outros acessórios impressos de acordo com as patentes da Penkalin. Esta fábrica logo se tornou um dos maiores fabricantes de papelaria do mundo, e o lápis mecânico alcançou um grande sucesso no mercado em 70 países. É por isso que o nome de Penkala, sob o qual foi vendido, tornou-se popular no estilo da caneta desse tipo, e em alguns países ainda é usado hoje.

Nikola Tesla

O pai da eletricidade - Nikola Tesla

Engenheiro elétrico e físico, conhecido como gênio da eletricidade, Nasceu em 10 de Julho numa pequena cidade da Croácia chamada Smiljan, estudou na Áustria e na universidade de Praga quando ficou completamente fascinado pela eletricidade.
Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova York, onde surgiu a divergência de opnião sobre corrente contínua e corrente alternada.
Em fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamentaL na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada; ao todo, registrou mais de 700 patentes mundias. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar; previu comunicações interplanetárias e satélites.
Nikola Tesla também patenteou o sistema básico de rádio em 1896. Faleceu em 07 de Janeiro de 1943 em Nova York, onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida.

Hum

A menor cidade do Mundo

A menor cidade do Mundo está na Croácia, chama-se Hum é assim. Vinte e três habitantes. Está localizada apenas 7 km de Roč e 2 horas de carro desde Zagreb (capital). Com 2 ruas, 1 igreja, 29 galerias de arte, 1 muralha e 3 blocos de casas esta pequena cidade foi fundada no século XI e não mudou muito desde então, pois foi construída como um castelo medieval e seu desenvolvimento urbano, na época, se deu apenas dentro de seus muros. Atualmente, existe do lado de fora dos muros apenas um estacionamento e uma loja de souvenir.
Não há uma opinião unânime sobre qual é a menor cidade do mundo, já que o conceito de cidade muda conforme o país. O livro The Handy Answer Book for Kids (and Parents), de Gina Misiroglu, a escritora especializada em cultura popular, aponta duas possibilidades para sua pergunta:
1 – A menor cidade do mundo se chama Ferdania, na Árabia Saudita. Ela tem apenas um mercado, uma escola, um posto de gasolina e cerca de 10 casas.
2 –A menor cidade do mundo é Hum, na Croácia, com apenas 23 moradores.
Com certeza são dois lugares onde realmente todos se conhecem. Hum é uma cidade medieval, na península da Ístria, Croáca e parece ser a mais aceita como "a menor do mundo", recebendo turistas todos os anos por causa dessa fama que carrega e é conhecida como a menor cidade do mundo pelo Guinness World Records.
No Brasil, a menor cidade ultrapassa – e muito – os 23 habitantes. Bruno Saneti, professor de geografia do curso pré-vestibular de Campinas Oficina do Estudante, afirma que Borá, no interior de São Paulo, é a menor cidade brasileira, com apenas 809 moradores. Mas ela perde o posto quando se trata de extensão. A menor cidade brasileira em tamanho é Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, com 3 km².

Órgão do mar

Órgão do mar

Em Zadar tem um órgão à beira mar que é tocado pelas ondas do mar. Os tubos ficam localizados debaixo do concreto e são soprados por colunas de ar empurradas pela água do mar criando sons harmônicos aleatórios. Como as marés e os ventos são imprevisíveis, o órgão toca um concerto infinito e extremamente variado.

Ivan Vucetić

A Identificação digital foi criada por um croata

Ivan Vucetić (1858-1925),foi um foi um antropólogo, policial e inventor, nasceu em HVAR na Croácia e aos 26 anos foi para Argentina, ele desenvolveu e pôs pela primeira vez em prática um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais.

Zadar o pôr do sol mais bonito do mundo

Zadar o pôr do sol mais bonito do mundo

De acordo com Alfred Hitchcock, o diretor de Psicose e Os Pássaros entre vários outros filmes, o por do sol de Zadar, visto do Órgão do Mar, é o mais bonito do mundo.

Zlatni rat

Zlatni rat, a praia que muda conforme o vento

Zlatni Rat é a praia mais famosa da Croácia, localizada na ilha de Brac. Mas o mais especial dessa praia é que ela muda de cor e o formato com o vento.

Anfiteatro Romano em Pula

Anfiteatro Romano em Pula

Na cidade de Pula foi construído entre os anos de 2 a.C. e 14 d.C., durante o reinado do imperador Augustus, e foi reconstruído e ampliado pelo imperador Vespasiano.
Muitas lutas de gladiadores ocorreram lá durante os tempos do Império Romano. Na Idade Média, foi usado para várias batalhas e suas pedras foram parcialmente reutilizadas em outros edifícios na cidade de Pula.

Ilha do Amor

Ilha do Amor

A ilha Galešnjak é uma pequena ilha em forma de coração conhecida como Ilha do Amor. Ela tem menos de 1 km² de área e um litoral de 1,55 km, fica na região de Šibenik.

Janica Kostelić

Janica Kostelić

Janica Kostelić é a única mulher que tem quatro medalhas de ouro de esqui alpino nas Olimpíadas de Inverno, também a única a ter três medalhas de ouro em uma mesma edição olímpica, conquistadas nos Jogos de Salt Lake City em 2002.

Trufas croatas

Trufas croatas

Aqui na Croácija foi encontrada a maior trufa do mundo com 1.3 kg e está no Guinness! Cachorros e porcos ajudam na caça as trufas, que são mais comum na região da Istria.

Tradicional Bingo de Dubrovnik

Tradicional Bingo de Dubrovnik

Não poderia deixar de falar do tradicional BINGO da cidade, que acontece sempre no dia de São Brás e no fim do ano. O costume de arremecar ovos e larenjas na pessoa que marca os números, vem desde 1842, como forma de protesto por não terem sorte. Hoje existe uma proteção de plástico para evitar acidentes, mas antigamente era aberto e quem conseguisse acertar e pessoa ganhava aplausos de todos...
Existe a maneira popular de Dubrovnik para dizer certos números como: 77 pernas de mulher, 11 cabos de vasoura, 90 nono, 13 Judas...
Hoje essa brincadeira atrai muitas pessoas especialmente crianças que fazem competições de força.

Palagruža

A ilha mais próxima da Itália (24 milhas) do que da Croácia (75 milhas), a que pertence. Os monges Beneditinos construíram um mosteiro por volta do séc. VII, que foi abandonado no século XXII. O farol de Palagruža foi constrído em 1875, e é o mais alto do Mar Adriático. Segundo registros da Igreja, o Papa Alexandre III estava em Palagruža em 9 março de 1177, numa quarta-feira de cinzas.

Marco Polo

Marco Polo

Marco Polo foi um mercador, embaixador e explorador veneziano cujas aventuras estão registradas em As Viagens de Marco Polo, um livro que descreve para os europeus as maravilhas da China. Aprendeu as negociações mercantis com seu pai e seu tio paterno, embarcando os três em uma grande jornada até a Ásia, e retornando a Veneza após 24 anos, Marco foi preso e acabou ditando suas histórias para um companheiro de cela. Foi libertado em 1299, tornando-se um rico mercador. Casou-se com Donata Badoèr, de quem teve três filhas. Morreu em 1324, sendo enterrado na Igreja de San Lorenzo, em Veneza. Marco Polo nasceu em 1254, na República de Veneza. A data e localização exatas são desconhecidas existe uma disputa se a família de Marco era de origem veneziana, já que fontes históricas venezianas apontam origem da Dalmácia, na ilha de Korčula, região de Dubrovnik.

Cachorro Dálmata

O cachorro Dálmata é de origem croata

É uma raça canina vinda da Croácia e muito apreciada por sua típica pelagem manchada. Demonstra aptidão para caça e para guarda, é utilizado como cão de resgate pelos bombeiros e pela polícia dos EUA. Eles eram os cães de guarda das fronteiras croatas durante o período medieval. A partir de 1920, eles começaram a ficar populares como cães de guarda na Europa, até serem levados para várias outras partes do mundo.

Consciência social

A população é muito consciente com relação à manutenção e limpeza dos espaços públicos e entendem que se alguém estragar alguma coisa todo mundo sai perdendo. Os motoristas param na faixa de pedestres sempre que tiver alguém querendo atravessar.

Cerveja em garrada Pet

Cerveja em garrada Pet

Eles têm cerveja em uma garrafa de plástico de 2 litros. Dvoguza.

Muralha da China européia

Muralha da China européia

Na Croácia está a 2ª maior murlaha do mundo, a chamada MURALHA DA CHINA EUROPÉIA, fica localizada na cidade de STON, província de Dubrovnik e tem 5,5 km que ligam 2 aldeias, Mali Ston e Ston.

Ludbreg

O Centro do Mundo fica aqui na Croácia

Segundo a cresça popular, a cidade de Ludbreg é o centro do mundo e por este motivo todo dia 1°de Abril, data do nascimento de Ludbrega. A lenda diz que essa mulher, filha do administrador da propriedade do Conde, expulsou o demônio, atacando com uma cruz que, do outro lado do globo, emergiu Antipodravina, da qual apenas o Islet of Antipoda permaneceu.

Rei Tomislav

O primeiro rei croata se chamava Tomislav e foi coroado no ano 925 a.C.

Krapina

Na cidade de Krapina, perto de Zagreb, foi encontrada a coleção mais rica de restos neandertais de toda a Europa.

Torpedo

O primeiro torpedo em todo o mundo, foi criado pelo cientista Ivan Lupis Vukic, em Rijeka, no século XIX.

Lukina caverna

A oitava caverna mais profunda do mundo está na Croácia e se chama Lukina, com 1.392 metros de profundidade.

Mirko e Stjepan Seljan

Dois irmãos croatas, chamados Mirko e Stjepan Seljan, foram pesquisadores que começaram a trabalhar no projeto de conexão dos oceanos Atlântico e Pacífico através do rio Amazonas, mas o plano fracassou depois que Mirko morreu durante uma expedição na Amazônia.

Kuna

A moeda croata se chama kuna, que é o nome de um pequeno mamífero parecido com um esquilo. Recebeu esse nome porque a pele desse pequeno animal era muito valiosa e era usada para pagar impostos quando a Croácia fazia parte do Império Romano.

Lord Byron

O poeta inglês Lord Byron chamou Dubrovnik de Pérola do Adriático, apelido usado até hoje.

brokenship

Na Croácia, há um museu sobre relações de amor terminadas. Fica em Zagreb e é uma das principais atrações da cidade.

A teoria mais difundida sobre a origem dos sobrenomes sérvio-croatas é que o sufixo "ić" é, na verdade, um diminutivo. O sobrenome Petrović, por exemplo, significa Pequeno Pedro ou Pedrinho.

Vatreni

A primeira vez que a seleção da Croácia participou de uma Copa do Mundo foi em 1998, na França. Logo nessa primeira participação, o time croata ficou em 3º lugar.

Palácio de Diocleciano

UNESCO na Croácia

  • Centro histórico de Dubrovnik (1979)
  • Palácio de Diocleciano e parte do centro histórico de Split (1979)
  • Parque Nacional dos lagos de Plitvice 1979.
  • Cidade histórica de Trogir, região de Split (1997)
  • Basílica Eufrasiana no centro histórico de Poreč, na Península de Ístria (1997)
  • Catedral de Santiago na cidade medieval de Šibenik (2000)
  • Campos de Stari Grad na ilha de Hvar, região de Split (2008)
  • Tumbas medieváis "Stecci" (2016)
  • Construções defensivas Stato da Terra – Stato da Mar (2017)
  • Bosques primitivos (2017)
Descubra Dubrovnik
  • Priscila Zumpano Martinović
  • Profissional autônoma
  • Guia licenciada pelo Ministério do turismo Croata
  • +385 99 1904 076
Instagram Feed