O que visitar?
Instituições religiosas

Igreja de São Brás
São Brás é o padroeiro da cidade e sua igreja está na praça principal do centro hitórico de Dubrovnik. A igreja Barroca é simples mas com muita harmonia em seus detalhes deixando em cada visitante a certeza da importância do santo para a cidade.
As missas acontecem todos os dias às 17:00 e aos domingos às 08:00 e às 12:00

Catedral da Assunção da Virgem
A lendária igreja Catedral, está ao lado do Palácio do reitor. A aparência atual é Barroca do século XVIII, mas sua história vai muito além disso, confirmando o quão antigo é este povo e suas construções. Nela está o espaço mais valioso da cidade o "TESOURO", onde estão guardadas relíquias de vários santos e em especial as do SÃO BRÁS;
As missas acontecem todos os dias às 07:30 e às 18:00, aos domingos às 09:00, 10:00 e 18:00;
**Nos meses de JULHO e AGOSTO as missas das 18:00 passa para 20:00;

Mosteiro Franciscano
O mosteiros dos frades menores, está localicalizado próximo à entrada de "PILE" e no seu complexo inclui a igreja dos Frades Menores (MALE BRAĆE), a farmácia mais antiga da Europa que ainda está em funcionamento, o museu da antiga farmácia e o claustro do mosteiro. Venha descobrir os segredos dos Franciscanos que até hoje encanta seus visitantes com suas receitas da antiga farmacopéia e suas histórias seculares.
As missas acontecem todos os dias às 07:00 e às 19:00, aos domingos às 07:00, 09:30, 11:00 e 19:00.
*A farmácia está aberta todos os dias das 09:00 às 18:00.
*A entrada para o museu e clautro custa 30 Kunas ou 4 euros.

Igreja de São Salvador
A modesta igrejinha de São Salvador fica entre o Mosteiro Franciscano e a entrada para as muralhas. Hoje já não exerce mais a função de igreja e sim de local para concertos e recitais. Na sua entrada sempre estará os horários dos concertos dos próximos dias.

Mosteiro Dominicano
O mosteiro dos frades brancos, em suas salas de exposição, abriga importantes obras de artistas locais da idade média, além das salas existem as igrejas de São Lucas e São Sebastião, da mesma ordem e a principal, São Domingos com seu monumento mais valioso, um crucifixo de madeira que foi pintado por PAOLO VENECIANO.
As missas acontecem todos os dias às 07:00 e 19:00, aos domingos 08:30, 11:00 e 19:00
Durante o verão não é celebrada a missa das 11:00 no domingo; Volta com o início do ano letivo.
*A entrada para o museu e clautro custa 30 Kunas ou 4 euros.

Mosteiro de Santa Clara
Era o convento mais rico e famoso dos 8 conventos femininos entre o séc.XIII e XIV que existiam na antiga República, hoje o complexo tem múltiplas finalidades: restaurante, loja, câmbio, loja de artigos religiosos, cinema, compra do bilhete para as muralhas e para o festival de verão. O Convento fica na Praça PAŠKA MILIČEVIĆA, próximo à entrada de "PILE" e em frente a grande fonte de Onofre De la Cava.

Igreja de São Inácio
Conhecida como a igreja dos Jesuítas, a charmosa e elegante igreja fica na praça Ruđero Bošković, onde se encontra também o colégio Jesuíta RAGUSIVUM. O acesso à igreja de santo Inácio, dá-se por uma larga escadaria Barroca na praça chamada Gundulić Poljana (campo plano de Gundulić) chamada de UZ JEZUITE (junto dos Jesuítas).
As missas acontecem todos os dias às 18:00 e aos domingos às 08:00, 12:00 missa celebrada em inglês e às 18:00;
**Durante o verão as missas da noite são às 19:00.

Sinagoga
A Sinagoga em Dubrovnik é uma das mais antigas da Europa, do século XIV, está localizada no centro da rua do Judeus, (ŽUDIOSKA ULICA), Está aberta todos os dias e o valor da entrada custa 15 kunas. Nela temos um pequeno museu onde encontramos um tapete Mouro do séc. XIII e mobílias do séc. XVII e alguns documentos antigos inclusive a do primeiro cidadão Judeu em Dubrovnik.
Instituições militares

Muralhas
O monumento mais impressionante da idade média, sem dúvida alguma são as muralhas, que foram construídas entre os séculos XII e XVII para a proteção da cidade.
Hoje sua volta completa ligando as 4 fortalezas nas suas extremidades, (Fortaleza Minčeta, Fortaleza Bokar, Fortaleza de São João, Fortaleza Revelin) pode ser percorrida pelos visitantes de Dubrovnik; com 1940m de extensão, o seu pico mais alto de 25m, as muralhas é uma boa opção para àqueles que querem conhecer o território da antiga República, orientando-se do alto com a vista impressionate de toda cidade e seus telhados vermelhos, sentindo sua essência e desfrutando da sua beleza.
Exitem 3 entradas, o ingresso compra-se em cada uma delas e vale também para a Fortaleza que fica fora do complexo das muralhas chamada SÃO LOURENÇO;
O Valor é Adultos 150 kunas, crianças (até 16 anos) pagam 50 kunas, NÃO aceita EURO; aceitam carteirinha de estudante INTERNACIONAL.
O percurso pode ser feito pela metade e por inteiro (o valor é o mesmo).
O sentido OBRIGATÓRIO do percurso é para esquerda, portanto se for optar por fazer somente a metade do passeio, fique atento a qual entrada começar o percurso.

Portas da cidade
No Períoda da República, a cidade tinha 3 portas de acesso, sendo 1 delas marítma, Porta dos pescadores (Vrata ribarnice), acesso ao porto antigo da cidade; a conhecida Porta de Pile (vrata od Pile) entrada Oeste da cidade e do lado oposto de Pile a Porta de Ploče (vrata od Ploče), entrada leste da cidade.
Hoje temos mais uma chamada BUŽA (entrada ao norte) fica na rua BOSKOVIČEVA e é a única rua do centro histórico, desde a rua principal (Stradun ou Placa) que sai do centro histórico, foi aberta pelos Austríacos em 1815.
Instituições civis

Palácio dos Reitor
O que foi um dia o centro administrativo da pequena república hoje é o museu da história e cultura da cidade que abriga pertences das famílias que aqui viveram na idade média; e usado também como espaço aberto para concertos e eventos durante o verão.
Endereço: Ul. Pred Dvorom 3, 20000, Dubrovnik
Horário de funcionamento: No verão todos os dias das 09:00 às 18:00, no inverno todos os dias das 09:00 às 16:00;
O ingresso custa: Adultos 40 kunas e crianças 20 kunas.
Telefon: 020 321 422

Palácio Sponza
Famoso por ser o prédio que ficou intacto no grande terremoto do século XVII, o Palácio Sponza foi a Alfândega durante a República, ali estava a casa da moeda e muitas salas ligadas as finanças da República. Hoje é o nosso arquivo, onde guarda documentos desde a idade média. Numa sala logo à esquerda, na entrada do Palácio, está uma homenagem aos mortos na guerra da independência que durou de 1991 à 1995.
A entrada no Palácio é GRÁTIS e o horário de funcionamento no verão: Todos os dias das 09:00 às 22:00 e no inverno das 10:00 às 15:00.
Endereço: Stradun 2, 20000, Dubrovnik
Telefon: 020 323 887

Stradun ou Placa
A rua mais iluminada da Croácia está aqui em Dubrovnik, quem caminha por ela nunca esquece, leva consigo a certeza que a cidade é uma jóia da Humanidade, tanto que é conhecida como "A PÉROLA DO ADRIÁTICO".
Além de ser a rua principal do centro histórico, é palco para eventos, shows, anúncios importantes e ultimamente cenário perfeito para diversos filmes e séries como "Game of thrones", " Hobbin Hood", "007", "Star Wars" entre tantos outros.

Farmácia medieval
A badalada farmácia mais antiga da Europa do ano de 1358 e que ainda está em funcionamento fica aqui em Dubrovnik, dentro do mosteiro dos Franciscanos, próximo da entrada de PILE; o mais interessante é que seus cremes famosos ainda são feitos seguindo a farmacopéia antiga, lá se encontra cremes para vários fins como: Hidratação, reumatismo, dores musculares, creme de rosas, de lavanda, de ruzmarim, de mel... cada um com uma finalidade própria.
Quer uma lembrança bem ORIGINAL da cidade, esta é uma dica incrível, leve um creme da farmácia medieval feito em Dubrovnik.
*A farmácia está aberta todos os dias das 09:00 às 18:00
LJEKARNA KOD MALE BRAĆE
Endereço- Rua: PLACA 30, Cidade: Dubrovnik
Telefon: 020 321411

Fonte grande de Onofrio
Onofre De la Cava, chegou nestas terras para resolver o problema da água e aqui construiu um aqueduto e a Fonte GRANDE de Onofre é a parte final deste aqueduto.
Com sua beleza e simplicidade a fonte refresca todos os visitantes de Dubrovnik com a ÁGUA POTÁVEL e FRESQUINHA.
Dentro do centro histórico encontraremos mais algumas fontanas para nos refrescar durante os passeios, o melhor de tudo é que a água, não só da fonte como de toda a cidade é potável, um orgulhos para todos nós moradores de Dubrovnik e da Croácia que tem uma das melhores águas de toda a Europa.
Ah, só pra informar, aqui água mineral é água com gás então cuidado para não se confundir... se quiserem água sem gás, peçam "OBIČNA VODA" (pronuncia-se OBÍTINA VODA) que nada mais é do que a água natural sem gás.

Coluna ou Pilar de Orlando
A Estátua de Orlando é a figura de um cavaleiro medieval simbolizando a liberdade de Dubrovnik, fica localizado no centro da praça principal LUŽA dentro do centro Histórico, Também sendo usada pelos turistas como ponto de encontro.

Bar Buža
Trata-se de 2 bares que ficam literalmente num buraco no meio das muralhas, na parte marítima, surpreendendo o visitante quando passa pelo estreito portão, tendo a visão ampla do penhasco com as rochas e o mar; lugar ideal para assistir o por-do-sol, relaxar se refrescando no bar ou no mar, pois alí também se faz o banho, mas lembrando que trata-se de um penhasco e não existe uma praia, mas fiquem tranquilos porque em várias partes existem escadas para auxiliar a saída do mar.
O mais conhecido e badalado é o bar BUŽA 2, com as rochas mais altas, o acesso dá-se pelo complexo dos Jesuítas e seguindo para a direita...
O bar BUŽA 1, é mais plano (com rochas menores) e mais fácil para o banho. O acesso ao bar 1 também se dá pelo complexo dos Jesuítas, mas seguindo para a esquerda.
Obs. : BUŽA lê-se BUJA
Fora do centro histórico mas próximo da Cidade

Fortaleza Imperial
A herança dos Franceses na cidade. O forte fica no alto do monte de São Sérgio, onde se econtra o museu da última guerra, a guerra da independência (1991-1995).
O Acesso mais fácil, rápido e prático à Fortaleza e ao Monte é atravez do teleférico (cabine fechada, moderna, segura, silenciosa, com ar condicionado e limpa), o percurso leva aproximadamente 3 minutos e tem a saída do lado de fora do centro histórico, próximo à porta de BUŽA (entrada ao norte) fica na rua BOŠKOVIČEVA, a única rua do centro histórico, desde a rua principal (Stradun ou Placa) que atravessa as muralhas e leva para fora do centro histórico; Pode ir de taxi/carro pela MAGISTRAL (a estrada mão única que cruza a cidade) subindo em direção à BOSANKA, ou para os mais aventureiros... podem ir à pé por uma trilha pelas rochas da montanha.
O horário de funcionamento do teleférico depende da época do ano.
Os ingressos ida e volta custam 140 kunas por pessoa, SEM a entrada do museu e 170 kunas por pessoa COM a entrada no museu, e a compra pode ser feita na bilheteria do teleférico ou em agências credenciadas.

Quarentenas
O complexo de prédios ligados por 5 pátios, fica fora do centro histórico mas bem próximo da Porta de Ploče (vrata od Ploče), entrada leste da cidade. Alí no período da República as pessoas permaneciam 40 dias isoladas antes de terem a permissão para entrarem na cidade.

Fortaleza de São Lourenço
A única fortaleza fora do complexo das muralhas, numa rocha há 37m de altura, também foi construída para proteger a cidade e hoje carrega a inscrição mais popular da cidade: NON BENE PRO TOTO LIBERTAS VENDITUR AURO A LIBERDADE NÃO SE VENDE NEM POR TODO O OURO.
Sua beleza exuberante deixa cada visitante apaixonado, o acesso se dá pelo bairro PILE e a entrada avulsa custa 50 kunas, mas o ingresso do passeio das muralhas vale também para esta fortaleza.
Arredores de Dubrovnik

Ston
Uma cidadezinha vizinha de Dubrovnik, ao norte, na fronteira com a Bósnia & Hercegovina, mais ou menos 1 hora de Dubrovnik, é conhecida por suas SALINAS, cultivo da OSTRAS e MEXILHÕES e sua fortificação do século XIV e XV.
-
Muralhas
Conhecida como a "MURALHA DA CHINA EUROPÉIA", tem 5. 5 km para ser percorrido, ligando 2 povoados STON e MALI STON.
-
Salinas
O sal foi um produto muito importante na idade média e até hoje em STON é fabricado da mesma maneira simples e original.

Ilha de Korčula
O acesso à ilha dá-se por uma península chamada PELJEŠAC, famosa por suas VINÁRIAS e castas típicas da região, podendo fazer desgustação e ver como é feito o processo de fabricação do vinho. PLAVAC MALI, DINGAČ são os mais conhecidos e com maior produção.
A ILHA
KORČULA é uma das maiores ilhas habitadas do Adriático. Os gregos e mais tarde os Romanos influenciaram muito no desenvolvimento da cidade, abrindo caminho para os Croatas no XVII.
-
Catedral
A impressionante catedral de São Marcos, feita com a pedra Branca de KORČULA.
-
Casa de Marco Polo
A casa onde Marco Polo nasceu com uma torre quadrada onde é permitido subir para visitação.
-
Centro histórico
Korčula é a "pequena Dubrovnik", com todo encanto e beleza que uma cidade medieval tem, suas ruas estreitas cheia de paisagens exuberantes e vida, nos transporta no tempo e nos faz sentir o espírito medieval em cada canto. Uma cidade pequena mas viva dentro de suas pedras. Delicada e imponente, KORČULA te convida à vir descobrir todas suas belezas.

Ilhas Elafiti
Um pequeno arquipélago próximo à Dubrovnik que pode ser visitado em 1 dia.
-
Koločep ou Kalamota
É a primeira grande ilha habitada nas imediações de Dubrovnik, conhecida pela retirada dos Corais, mas que desde o século XVII é proíbida a extração. Em sua costa existe muitas cavernas e grutas, perfeita para os mergulhadores e amantes da vida marinha.
-
Lopud
Das ilhas ELAFITI esta é a mais desenvolvida, os marinheiros ricos construíam suas casas de veraneo rodeada de grandes jardins e parques. Alí se encontra a enseada de ŠUNJ, com uma praia de areia de 800m de comprimento.
-
Šipan
É a maior ilha do arquipélago, 16 km² de superfície e até uma escola primária, tem 500 habitantes e por isso temos linhas regulares que saem da cidade mesmo no inverno.

Ilha de Lokrum
A ilha mais próxima do centro histórico de Dubrovnik, só 10 minutos do porto antigo (pier dentro do centro histórico), regularmente saem barcos da cidade para a ilha e vice versa, até às 20:00, o valor do bilhete ida e volta é 120 kunas por pessoa e não aceita EURO.
A ilha é uma reserva natural e lugar ideal para relaxar nas sombras naturais da vegetação e a tranquilidade e beleza do adriático.
Para os que gostam de praticar esportes, tem uma área com aparelhos de ginástica ao ar livre, ao lado 2 restaurantes. Na ilha também se encontra o trono da série GAMES OF THRONES e uma praia para Nudistas.
-
Jardim Botânico
Com espécies de toda parte do mundo, trazidas pelos navegantes, inclusive nosso Eucalípito...
-
Mar morto
Trata-se de um lago de água do mar, que fica no lado sul da ilha, ideal para crianças.

Parque nacional Mljet
Um poeta disse: "A beleza da natureza foi criada aqui num esplendor tal, que nem todas as habilidades humanas juntas o conseguiriam repetir..."
Além de ser um dos 8 parques nacionais da Croácia, a ilha de vegetação mediterrânea é conhecida pelos seus densos pinhais que chegam até a beira-mar, com praias de areia e fenômenos naturais únicos, como Lago grande e o Lago pequeno, no meio da ilha. . . uma ilha dentro da ilha.
Existem regularmente barcos saindo de Dubrovnik para Mlijet; segue as principais empresas:

Cavtat
Um município há 19km de Dubrovnik sentido sul, uma região bastante hospitaleira que vem se desenvolvendo cada vez mais para atender melhor seus visitantes.
Seu calçadão à beira mar é bastente movimentado durante o verão; é muito comum toda a Orla estar cheia de Yatchs que atracam em Cavtat para desfrutar de seus restaurantes e bares de fácil acesso e aproveitar da os eventos que acontecem durante o verão.
Aqui nós temos o Carnaval mais popular de Dubrovnik nas primeiras semanas de Agosto.

Konavle
"KONAVLE" é um município de Dubrovnik que fica à 22 km do centro histórico, é uma região rica na agrícultura e pecuária, com o solo rico e fértil é famosa pelas "VINARIAS" e a casta "MALVASIJA", que nos presenteia com um vinho típico de sabor único da região de Dubrovnik.
Além das vinículas onde podemos fazer a degustação, existem outras atrações que são bastente procuradas pelos visitantes...
Os RESTAURANTES com a cozinha típica da Dalmácia e Dubrovnik, museu, a fortaleza "SOKOL", um parque chamado "ADRENALIN", como o nome já diz, é um parque construído para atividades físicas de ação, também passeios de "BUGGYS", "CAVALOS" e trilhas para "BICICLETAS"
As visitas são escolhidas pelo cliente.
Bósnia & Hercegovina (BIH)
A Bósnia & Hercegovina é um país que fica bem próximo de Dubrovnik, seguindo sentido norte, onde temos uma fronteira na cidade de NEUN que é a única saída do país para o mar. É muito comum os visitantes de Dubrovnik irem em excursões de bate e volta (1 dia) para algumas cidades da BiH; Brasileiros e Portugueses NÃO precisam de visto para permanecer até 3 meses. É necessário a apresentação do Passaporte para Brasileiros na Alfândega.

Međugorije
É uma cidadezinha católica, conhecida pela aparição de Nossa Senhora à 6 crianças no alto de uma montanha nos anos 80; De lá pra cá muitas coisas aconteceram, mas o mais interessante é que até hoje 2 destas crianças, hoje adultos, recebem mensalmente mensagens de Nossa Senhora, todos os dias 02 e 25 de cada mês.
É permitido o acesso para ver a vidente no momento da aparição, peregrinos de todo o mundo participam deste acontecimento; é um momento mágico, único e cheio de energia para àqueles que acreditam no poder de Nossa Senhora.
De Dubrovnik leva-se em torno de 2 horas para chegar até Medjugorje, mas lembrando que de Dubrovnik é preciso passar por 2 fronteiras e tempo que se leva alí não dá para prever.

Mostar
É uma cidade com grande influência do império Turco otomano, uma cidade que se sente a cultura e religão Mulçumana, em suas ruas estreitas, mesquistas e a ponte que leva o nome da cidade; MOST significa PONTE.
Vale a pena conhecer esta encantadora cidade e suas histórias seculares que nos convida a mergulhar na beleza desta cultura.
Fica mais ou menos 1 hora saindo de Medjugorje.